Descubra nosso EAD
O que é EAD


A EAD, sigla de Educação a Distância é uma modalidade de ensino e aprendizagem em que os professores e alunos estão separados fisicamente e se utilizam das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) para o processo educativo.

Dessa forma, não há a necessidade de um horário específico, data ou espaço para que haja troca de conhecimento.

Esta possibilidade de estudar e ensinar de qualquer lugar que possua acesso a rede de internet permite que o estudante possa aprender em qualquer lugar do mundo, sem barreiras físicas e a instituição de ensino pode estar a quilômetros de distância de sua casa.

Além disso, a educação a distância permite ao estudante uma flexibilidade para gerenciar seu próprio aprendizado de acordo com seu tempo disponível.

Legislação

O Ministério da Educação regulamentou a Educação a Distância (EaD) em todo território nacional. A partir de agora, as instituições de ensino superior podem ampliar a oferta de cursos superiores de graduação e pós-graduação a distância. Entre as principais mudanças, estão a criação de polos de EaD pelas próprias instituições e o credenciamento de instituições na modalidade EaD sem exigir o credenciamento prévio para a oferta presencial.

Com a regulamentação, as instituições poderão oferecer, exclusivamente, cursos a distância, sem a oferta simultânea de cursos presenciais. A estratégia do MEC é ampliar a oferta de ensino superior no país para atingir a Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), que exige elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida em 33% da população de 18 e 24 anos.

O Decreto Nº 9.057/2017, publicado na edição do Diário Oficial da União desta sexta, 26, que atualiza a legislação sobre o tema e regulamenta a Educação à Distância no país, define, ainda, que a oferta de pós-graduação lato sensu EaD fica autorizada para as instituições de ensino superior que obtêm o credenciamento EaD, sem necessidade de credenciamento específico, tal como a modalidade presencial. A nova regra também estabelece que o credenciamento exclusivo para cursos de pós-graduação latu sensu EaD fique restrito às escolas de governo. Todas as mudanças tiveram como objetivo, além de ampliar a oferta e o acesso aos cursos superiores, garantir a qualidade do ensino. Os polos de EaD, por exemplo, passam a ser criados pelas instituições, que deverão informá-los ao MEC, respeitados os limites quantitativos definidos pelo ministério com base em avaliações institucionais baseadas na qualidade e infraestrutura. (Fonte: MEC)

Metodologia